-
Seu Cérebro Mudou Depois De Usar O Smartphone?
-
50 Anos do Impacto do Celular nos Seres Humanos
- Por Anderson Santos
- 08/04/2023 20h30 - Atualizado há 1 ano
Martin Cooper fez a primeira chamada de celular no Motorola DynaTAC cinquenta anos atrás, e desde então, os telefones tornaram-se ferramentas indispensáveis que nos ajudam a gerir as nossas vidas diárias.
No entanto, preocupações crescentes com relação ao impacto da tecnologia na cognição humana foram motivadas por nossa cultura cada vez mais dependente.
O adulto médio nos Estados Unidos verifica seu telefone 344 vezes por dia e passa mais de três horas por dia interagindo com a mídia digital.
Um estudo indicou que os motoristas eram visivelmente mais lentos para reagir ao usar um telefone enquanto estavam ao volante.
A simples existência do telefone pode alterar nossos processos de pensamento, promover a "fuga de cérebros" e tornar a execução de qualquer tarefa mais desafiadora; os efeitos não se limitam ao momento em que está realmente sendo usado.
Mas há desvantagens em usar tanto nossos telefones. Conforme observado anteriormente, as interrupções e notificações incessantes podem reduzir nosso foco, produtividade e até levar ao vício.
Ter acesso contínuo às mídias sociais também tem sido relacionado a sentimentos de isolamento, ansiedade e tristeza, especialmente nas gerações mais jovens.
O uso excessivo de telefones celulares também gerou preocupações com privacidade e segurança, já que os usuários muitas vezes revelam informações confidenciais aos profissionais de marketing sem perceber.
Nossos comportamentos e localização online e offline são constantemente monitorados, o que pode parecer invasivo e distópico.
Independentemente dessas reservas, é certo que os telefones celulares vieram para ficar e continuarão a ter um grande impacto em nossa cultura no futuro próximo.
Precisamos estar cientes das consequências de nossos hábitos tecnológicos e buscar ativamente diminuir o mal e aumentar o bem.
O grau em que queremos que nossos telefones celulares afetem nossa vida diária é uma questão de escolha pessoal.
O Custo De Sermos Tão Dependentes Da Tecnologia
Imagem: reprodução
O simples ato de verificar o telefone ou responder a uma notificação demonstrou ter efeitos deletérios no desempenho cognitivo.
Usar um telefone enquanto dirige é especialmente arriscado porque a multitarefa reduz a memória e o desempenho.
Um simples toque de uma notificação pode ser suficiente para nos tirar do foco e fazer com que tenhamos um desempenho ruim.
Além disso, ter um telefone por perto pode alterar nossos processos mentais. A mera presença de um telefone pode levar à "fuga de cérebros", de acordo com um estudo recente no qual os participantes tiveram melhor desempenho em testes cognitivos quando seus telefones estavam em uma sala diferente.
Pode ser difícil se concentrar em outras tarefas porque nossas mentes estão ocupadas suprimindo a necessidade de verificar nossos telefones ou observando o ambiente para ver se devemos verificar nossos telefones.
Para superar esses obstáculos, devemos adquirir o hábito de colocar nossos telefones em outra sala ou desligá-los totalmente sempre que precisarmos nos concentrar em uma tarefa.
Isso facilitará o desenvolvimento de novos caminhos neurais em nossos cérebros, tornando menos tentador verificar nossos telefones ao longo do dia.
Também é crucial observar quanto tempo passamos em nossos telefones e reduzir, se pudermos.
Reduzir nossa dependência de nossos telefones pode ser feito por meio de medidas como agendar verificações regulares de telefone, desabilitar notificações para aplicativos não utilizados e usar software de monitoramento.
Dar Um Tempo Da Tecnologia É Benéfico
Tirar férias de todas as formas de tecnologia também é bom para nossa psique. Para dar ao nosso cérebro uma pausa na estimulação contínua de nossos dispositivos, é útil dar um passeio ou passar um tempo na natureza, ler um livro ou participar de outras atividades não relacionadas à tecnologia.
Os telefones celulares alteraram inegavelmente a maneira como vivemos, mas devemos estar conscientes do impacto que eles causam em nossas mentes e tomar todas as medidas possíveis para diminuir seu controle sobre nossas vidas. Isso demonstrou aumentar o QI e melhorar a saúde.